29 anos

Tel.: (11) 3766-7202  

Epóxi

A seguir explicaremos rapidamente sobre as resinas epóxi que podem ter infinitas combinações e formulações para se obter resultados desejados.  Para informações técnicas mais aprofundadas consulte o Conteúdo Técnico .

Eletroeletrônica

        

As resinas epóxi são utilizadas em várias aplicações na industria elétrica e eletrônica. Como isoladores, encapsulantes, adesivos Elas possuem alta rigidez dielétrica, alta dureza, excelente aderência, alta resistência química e  podem ser aplicado á temperatura ambiente ou curado em estufa. São extremamente versáteis. Após aplicados e curados as resinas são extremamente resistentes e impermeáveis , ficando os componentes encapsulados totalmente invioláveis, pois qualquer método mecânico, químico ou térmico para remover a resina com certeza ira destruir os componentes  encapsulados antes.

Temos vários tipos de resinas, e possuímos uma produção otimizada que nos permite, se necessário, produzir resinas especificas para aplicação de pequenos a grandes volumes. Alguns tipos padrões de resinas para encapsulamento são:

 

SQ 2001 / SQ 3181 Sistema para encapsulamento a quente com longo tempo de trabalho, podendo acrescentar grande quantidade de cargas minerais em sistemas APG. Para uso em isoladores, laminados elétricos, encapsulamentos, transformadores, pultrudados, etc. Sistema de cura a quente.
SQ 2003 / SQ 3182 Sistema para cura a quente com resina de alta pureza, baixa viscosidade e alta reatividade. Uso em sistemas elétricos, pultrudados, enrolamento continuo e encapsulamentos. Excelente dureza, resistência térmica e altamente dielétrico.
SQ 2004 / SQ 3154 Sistema transparente e incolor de baixíssima viscosidade de cura ambiente e média reatividade. Pode ser pigmentado de diversas cores.
SQ 2114 Resina de encapsulamento isento de aditivos sólidos, facilitando o processamento por não ocorrer sedimentação (decantação) em estoque.

SQ 2116

Resina com leve tixotropia, para não infiltrar em pequenos orifícios em componentes eletrônicos.
SQ 2118 Similar a SQ 2119 porém mais líquida.
SQ 2119

Resina Padrão para Encapsulamentos em Geral (Ex.:Componentes eletrônicos, pci e circuitos).

Aprovado em homologações de  REP's  e  ECF's  conforme portarias 1.510 do MTE e CAT-55/98 artigo 2 inciso X.
SQ 2121 Sistema com melhor condução térmica. Auxilia na dissipação térmica quando o encapsulamento pode gerar calor. Possui resistência a propagação de chama.'
SQ 2122 Resina de encapsulamento similar ao SQ 2119 porém com alta resistência a cristalização na armazenagem.
SQ 2151 Sistema altamente carregado e viscoso, para encapsulamentos de cura ambiente com grande isolamento elétrico.
SQ 2157 / SQ 3185 Sistema epóxi pré-carregada, pronto para uso,  para encapsulamento elétrico de alto isolamento e elevada resistência térmica.
SQ 2196 Pasta tixotrópica usado para recobrimento de terminais eletrônicos por imersão (dipping) ou em revestimentos de placas.
SQ 2515 Sistema epóxi Retardante a Chama para encapsulamentos onde haja necessidade de resistência a propagação de chamas.

Manutenção industrial e Construção civil

      

As resinas epóxi Silaex são utilizados em manutenção industrial  e como adesivo, calafetante, solda a frio, primer anti-corrosivo, revestimento com resistência química, etc.  Na construção civil elas são utilizadas para reconstituição de concreto, adesão de concreto novo com velho, remendo de trincas e fissuras, junta de dilatação e rejunte, piso industrial monolítico.

Apesar de termos vários produtos de linha, em alguns casos é necessário formular para uma aplicação especifica, por isso diversas vezes fazemos resinas especialmente formuladas para cada usuário. 

Epocret 119 Sistema epóxi para colar, impermeabilizar e preencher,  podendo ser pincelado ou espatulado
Epocret 129 Sistema epóxi de baixíssima viscosidade para injeção ou derrame em pequenas fissuras
Método de aplicação de Epocret em Rachaduras.
Epocret 151 Sistema epóxi viscoso e tixotrópico para colagem, recomposição e reparo em horizontais e verticais
SQ 2004 / SQ 3011 Sistema epóxi de baixíssima viscosidade, Extenso tempo de trabalho e flexível para colagem, preenchimento de fissuras ou juntas de dilatação.
SQ 2004 / SQ 3140 Sistema epóxi de baixa-média viscosidade, longo tempo de trabalho e flexível para colagem ou preenchimento de fissuras e juntas de dilatação.
SQ 2009 ABC Sistema altamente carregado para preenchimento, ancoragem, chumbamento e fixação de máquinas e vergalhões.
SQ 2050 / SQ 3154 Sistema transparente autonivelante para recobrimento de pisos internos, podendo ser pigmentado ou carregado.

 

Adesivos Industriais

Além de uso como adesivos nas industrias eletrônicas e na construção civil, as resinas epóxi também são utilizadas como adesivos de metais e madeiras para colagem automotivas, naval, lazer (ex.: skateboard), móveis, aeronaves, estruturas, aeromodelismo e onde houver necessidade de um adesivo termofixo de grande poder aderente, com boa resistência química, térmica e mecânica.

SQ 2001 / SQ 3180ES  Sistema ultra rápido para colagem em 10 minutos. Usado só em pequenas colagens

SQ 2225 / SQ 3180ES

Sistema ultra rápido, semi-flexível, para colagem em 15 minutos. Usado só em pequenas colagens ou arremates
SQ 2001 / SQ 3131 Adesivo rápido com boa aderência
SQ 2001 / SQ 3140 Adesivo standard de excelente aderência e longo tempo de trabalho. No mínimo 24 horas de secagem. Muito usado em shapes de skate.
SQ 2001 / SQ 3141 Adesivo standard de excelente aderência e médio tempo de trabalho.
SQ 2050 / SQ 3140 Adesivo standard de excelente aderência e menor viscosidade e longo tempo de trabalho.

Dicas de Colagem de Madeira

Laminados com fibras

 

As resinas epóxi líquida são muito utilizadas em laminados de fibra sintéticas como o de vidro, carbono e kevlar e também com naturais como juta, sisal, algodão, etc. Devido a sua alta resistência mecânica e química, ela é utilizada em laminados especiais onde as resinas convencionais de laminação, como  os poliésteres insaturados, não atendem o necessário. São muito utilizados em tubulações, tanques, aeronaves, embarcações, veículos de alta performance, artigos esportivos, revestimentos especiais, etc.. 

SQ 2001 / SQ 3181 Resina pura com longo tempo de trabalho a temperatura ambiente de cura a quente. Para uso em isoladores, laminados elétricos, pultrudados, filamento contínuo, etc.
SQ 2001 / SQ 3154 Sistema transparente indicado para laminados de fibra de vidro, carbono e aramida (Kevlar), de cura ambiente, onde se necessite bom acabamento e perfomance.
SQ 2003 / SQ 3154 Sistema transparente indicado para laminados de fibra de carbono e aramida (Kevlar), de cura ambiente, onde se necessite bom acabamento e alta perfomance.
SQ 2003 / SQ 3182 Sistema com alta pureza, excelente propriedades mecânicas e dielétricas. Menor viscosidade, maior reatividade e com melhores propriedades do que o sistema SQ 2001 / SQ 3181. Cura a quente
SQ 2004 / SQ 3131 Sistema de baixa viscosidade de secagem a temperatura  ambiente. Ideal para modelismo e pequenos laminados.
SQ 2004 / SQ 3140 Sistema de baixa viscosidade, secagem lenta, semi rígida..
SQ 2004 / SQ 3154 Sistema de baixíssima viscosidade, secagem média, excelente acabamento, incolor, transparente e semi rígida..
SQ 2050 / SQ 3131 Sistema de média viscosidade, secagem a temperatura  ambiente. Ideal para uso naval, aeronáutico, automotivo e laminados de alta performance com fibra de vidro vidro.
SQ 2132 / SQ 3140 Sistema de média viscosidade, secagem lenta, semi-flexivel.

 

Confecção de moldes e matrizes 

Devido a suas características de alta resistência mecânica e estabilidade dimensional, elas são usadas para confeccionar protótipos, modelos e moldes com muita rapidez, com um custo muito inferior a moldes metálicos. Possuem boa resistência a abrasão, impactos e podem ser moldados a frio sem necessidade de calor.

SQ 2001 / SQ 3131 Resina líquida para enchimento com mistura de cargas em moldes maciços ou vacuum forming.
SQ 2152 / SQ 3131 Resina de superfície standard de uso geral

 Método de Modelação de resina com Alumínio (Ex.: Vacuum Forming)

Bijuterias e Brindes e Artesanato 

As Resinas epóxi são muito utilizados em bijuterias em sistemas de colagem de pedras, metais  e plásticos e por possuir brilho e transparência com sistemas de  cura a temperatura ambiente ou em leves aquecimentos ( 40o C) proporcionando uma superfície lisa e brilhante podendo ser pigmentado ou não, são utilizados também como recobrimentos, películas rígidas ou flexíveis, preenchimentos de vãos, imitação de pedras, etc..

Resinas rígidas  SQ 2001  Alta viscosidade/espessura Resina flexível 

SQ 2220

SQ 2050  Média viscosidade/espessura
SQ 2004  Baixa viscosidade/espessura
SQ 2007 Sistema com maior adesão sobre vidro

Método de  resinagem de chaveiros, etiquetas, brindes e bijuterias.

Argamassas e Pastas

Lite Mass Massa de baixíssima densidade composta de microesferas de vidro ocas. Usada principalmente onde necessite de baixo peso, isolamento térmico e acústico. Uso Naval, petroquímico, aeronáutico, automotivo, etc..
SQ 2153AB Argamassa bicomponente para preenchimento e colagem. É de fácil lixamento e usinagem. Fiberglass, tuning de carros, metais, madeira, etc.. 
SQ 2196 Resina viscosa tixotrópica usado para recobrimento das pontas das cerdas de escovas.

 

Voltar

 

 

Home ] Produtos ] Serviços ] Conteúdo Técnico ] FALE CONOSCO ] Onde Comprar ]

Criado por: C S .Última modificação: 18-dezembro-2014